terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Adágios à lareira, primeiro.

olá crianças, eu sou o velho que ri. deixem-me que vos conte aqui um pequeno adágio popular que eu inventei.

era uma vez um rabino e um porco e uma saca de alhos. o rabino tinha de fazer os alhos desaparecer porque.. agora esqueceu-me, mas era importante e ganhava dinheiro.
então virou-se para o porco e disse:
-porco, come os alhos.
responde o porco:
-não
e volta o rabino:
-porco, come os alhos.
responde o porco:
-não
e vira-se o rabino:
-porco, come os alhos e dou-te um tostão.
e o porco:
-não.
e responde o rabino:
-então como eu.

e comeu.

este conto faz a relação entre a vida não poder ser sempre perfeita e sobre a moralidade das pessoas e do que elas estão dispostas a fazer para viver e também fala do que um rabino judeu consegue perder na fé para ser capaz de ir mais além e vencer os seus demónios, medos e convencimentos.

mostra também que a carne é fraca, mas só se não for de porco.


O Velho que Ri.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desbasta! Exorciza essa tua "mind-created" pseudo desbastadela cá para fora. Nem que seja por uma vez na vida, sê livre.